TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


Analise as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

  • Na burocracia a escolha ou promoção de um funcionário deve ser baseada exclusivamente no mérito 
  • Para a escola clássica, representada por Fayol, as funções administrativas deviam fazer parte apenas do departamento administrativo  
  • A administração científica preocupava-se com a satisfação dos clientes.

Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:


V, V, F


F, F, F


V, F, F


V, V, V


F, V, F

Assinale a alternativa que evidencia uma característica da Administração por Objetivos (APO):


Elaboração de objetivos departamentais isolados.


Elaboração de planos operacionais, com ênfase no comando.


Objetivos definidos pela alta hierarquia da empresa.


Estabelecimento conjunto de objetivos entre gerente e seus subordinados.


Não há estabelecimento de prazos para a consecução dos objetivos propostos.

(Adaptada UFR 2021) No século XX, um sociólogo alemão desenvolveu a teoria das estruturas de autoridade e descreveu a atividade organizacional em função das relações de autoridade. Sistema caracterizado por divisão do trabalho, hierarquia claramente definida, com regras e regulamentos detalhados e relações impessoais. Quem foi ele e qual a teoria?


Luca Pacioli - Teoria das Partidas Dobradas


Max Weber – Teoria Burocrática


Henry Fayol – Teoria Clássica


Chester Barnard – Teoria das Relações Humanas


Peter Blau – Teoria Estruturalista

Levando em consideração várias escolas administrativas, estudadas até o momento, assinale a alternativa correta.


A teoria comportamentalista considera que a organização informal é constituída por quatro componentes: os grupos formais, as normas de conduta, a cultura organizacional e o clima organizacional.


A burocracia valoriza as pessoas, pois estas são encarregadas de aplicarem e seguirem as normas e regras de uma organização.


A teoria clássica busca aumentar a entropia da organização.


Taylor afirmava que o objetivo de uma boa gestão era pagar altos salários e reduzir drasticamente os custos de produção.


A teoria dos sistemas enfatiza uma alta especialização nas tarefas com o objetivo de elevar a produtividade da empresa.

A Teoria estruturalista busca interpretar a forma como o poder exercido pela organização influencia no comportamento do colaborador. Com base na forma que este poder é exercido classificou as organizações em:


Complexas, normativas e funcionais


Funcionais, utilitárias e comissionadas


Sustentáveis, entrópicas e complexas


Simples, complexas e mistas


Normativas, coercitivas e utilitárias

A questão abaixo fez parte do Enade 2015 :

“ Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. Cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições específicas que contribuem para isso. As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização atinja seus objetivos. O princípio que permite superar as limitações individuais por meio da especialização é denominado

  1. Formalização
  2. Hierarquização
  3. Divisão do trabalho
  4. Amplitude de controle
  5. Processos de transformação”

O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) apontou a alternativa C como a opção correta.

 

Marque a alternativa abaixo que apresenta a definição correta de um dos princípios listados na questão do ENADE:

 


Formalização: enfraquecimento de regras e regulamentos para serem seguidos durante a execução das tarefas com aumento da liberdade criativa. Também se refere à formalização das comunicações, onde toda comunicação deve ser feita por escrito seguindo o caminho apontado pela estrutura organizacional da empresa.

 


Divisão do trabalho: cada funcionário deve ser capaz de realizar qualquer atividade da empresa.


Amplitude de controle: número de subordinados orientados por um supervisor.

 


Processos de transformação: liberdade criativa na fabricação de bens materiais independentemente dos produtos oferecidos pela empresa.

 


Hierarquização: linha que representa as relações informais entre os componentes de uma organização de acordo com interesses comuns.

 

Associe os princípios da administração científica de Taylor  (em algarismos arábicos) com suas definições (em algarismos romanos):


1 - Princípio do planejamento
2 - Princípio do preparo
3 - Princípio do controle
4 - Princípio da execução


I - Distribuir distintamente as atribuições e responsabilidades, para que a realização do trabalho seja mais disciplinada.

II - Substituir no trabalho a improvisação por métodos baseados em procedimentos científicos.

III - Controlar o trabalho para certificar que ele está sendo realizado conforme as normas estabelecidas e segundo o plano previsto.

IV - Selecionar os trabalhadores de acordo com suas capacidades e treiná-los para produzir mais e melhor.


1.I, 2.III, 3.IV e 4.I


1.II, 2.IV, 3. III e 4.I


1.IV, 2.III, 3.II, 4.I


1.III, 2.I, 3.II. 4.IV


1.I, 2.II, 3.III e 4.IV

(Adaptada FGV 2021) Leia o fragmento a seguir, relativo às escolas de motivação. A escola ______ foi responsável por introduzir a versão ________ da motivação, segunda a qual o administrador busca motivar seus funcionários por meio de incentivos, principalmente de ordem material, a exemplo dos salários, baseando-se no pressuposto do ________. Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.


Das relações humanas – contemporânea – homem social.


Clássica – tradicional – homem social.


Das relações humanas – contemporânea – homem social.


Ddas relações humanas – tradicional – homem social.


Clássica – tradicional – homem econômico.

Analise as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(     ) A organização racional do trabalho era uma das principais preocupações da Teoria Científica. 

(     )   As teorias Científica e Clássica analisam a empresa como um sistema fechado e buscam a eficiência econômica das organizações. 

(    ) Uma empresa com mais de vinte anos de atuação no mercado está perdendo vários clientes devido a sua resistência à tecnologia. Apesar desta resistência,  essa empresa é considerada um sistema aberto com equifinalidade e entropia.

 

Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:


V, F, F


V, V, F


V, V, V


F, V, F


F, F, F

O estudo de caso abaixo foi retirado do livro - Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digita - de Antonio Cesar Amaru Maximiano. (editora Atlas 7ª edição 2012). 

 

Analise o caso abaixo levando em consideração as atividades da função administrativa descrita por Fayol.

 

Escolha a alternativa que indique corretamente em qual atividade da função administrativa a Telelatina apresentou  a maior falha  e se a justificativa está coerente.

 

 

Estudo de caso: Telelatina.

 

A Telelatina é uma empresa de grande porte que fabrica equipamentos de comunicações para grandes corporações e agências governamentais. A vantagem competitiva da Telelatina sempre foi a qualidade de seus produtos. No entanto, seus preços são mais altos do que a concorrência e seus prazos de entrega de encomendas são mais dilatados. Por causa disso, a Telelatina vem perdendo clientes para a concorrência há algum tempo. Sua diretoria achou que havia chegado o momento de fazer algo.

 

A diretoria decidiu aprimorar os métodos e processos de trabalho na área de projeto e montagem de equipamentos, onde estavam os maiores problemas.

 

Uma empresa americana de consultoria foi contratada para realizar esse projeto. Os objetivos eram estudar os processos e propor aprimoramentos, num período de seis meses. Outros seis meses seriam necessários para a implantação dos aprimoramentos. A empresa de consultoria propôs uma metodologia participativa para realizar o projeto. A Telelatina deveria indicar um grupo de “funcionários jovens e de alto potencial”, que trabalhariam com a equipe de consultores. Eles deveriam ser treinados para atuar como consultores internos e seriam responsáveis pela implantação do projeto. A diretoria da Telelatina concordou.

 

Depois da assinatura do contrato, a consultoria começou solicitando que a Telelatina indicasse o grupo de consultores internos. Formou-se então um grupo de funcionários com cerca de um ano de casa, em sua maioria trainees e gerentes-júnior. Esse grupo foi treinado e posto em campo, sob orientação da consultoria, com a missão de estudar e propor aprimoramentos para os processos de desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos. Alguns meses depois, o grupo tinha resultados para apresentar. Suas recomendações foram discutidas na diretoria, após passar por revisão da consultoria e aprovadas para implantação.

 

Quando começaram as reuniões e entrevistas para a implantação, os integrantes do grupo perceberam que a mudança não seria tão fácil de realizar como havia parecido. A reação dos funcionários (engenheiros e técnicos de montagem) era, de forma geral, negativa.

 

Dizia um:

 

- Se essa modificação que vocês estão propondo for feita, a qualidade ficará comprometida.

 

Dizia outro:

 

- Isso é impossível do ponto de vista técnico. Essa etapa não pode ser encurtada. Vocês não conhecem o processo direito.

 

Acrescentava um terceiro:

 

- Então foi para isso que vocês estiveram aqui antes? Se eu soubesse, teria dado outras informações que não souberam pedir. Suas recomendações não vão dar certo. Vocês negligenciaram fatores importantes.

 

Depois de seis meses, o projeto estava num impasse. O prazo de contrato com a empresa de consultoria havia terminado. A diretoria da Telelatina reclamava que havia comprado um projeto de aprimoramento e que esse objetivo não havia sido cumprido. A empresa de consultoria alegava que a responsabilidade havia terminado com o treinamento dos consultores internos. Se eles não conseguiam implantar os aprimoramentos não era mais problema dela. Se a Telelatina quisesse uma solução, deveria contratar um novo projeto.

 

Numa reunião, o presidente da Telelatina e os diretores trocaram as seguintes idéias:

 

- Querem saber? Nós deveríamos ter conversado mais antes. Não consigo entender. Seguimos à risca os princípios da boa administração e os conselhos da consultoria. Por que não deu certo? Temos um grupo de funcionários que começou altamente motivado. Agora, eles estão frustrados porque não conseguem implantar nada.

 

-Será que os técnicos resolveram sabotar o trabalho? Será que é uma questão de cultura conservadora?

 

- Será que não confiamos demais na consultoria? Pareceram-me tão pretensiosos.

 

- Realmente, não sei o que aconteceu.

 

- Mais difícil eu acho decidir o que fazer daqui para frente.

 

 


Organização : A Telelatina montou uma equipe extremamente jovem e inexperiente, devia ter mesclado com  funcionários que conheciam melhor o processo produtivo da empresa.


Coordenação: as atividades do projeto de consultoria ficaram por conta da empresa americana.


Comando : o comando do projeto de consultoria ficou por conta da empresa americana.


Planejamento : a Telelatina errou ao delegar o planejamento a uma consultoria.


Controle: A Telelatina sempre solicitava uma posição do andamento do projeto de consultoria. consultoria.

Páginas: 12345678910
1112